terça-feira, 26 de abril de 2011

Projovem Trabalhador capacita 6 mil jovens em João Pessoa

Aula inaugural acontece nesta segunda-feira com a presença do ministro Carlos Lupi, que cumpre agenda no estado da Paraíba


Brasilia, 20/04/2011 – Uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a prefeitura de João Pessoa (PB) vai capacitar 6 mil jovens de baixa renda por meio do  Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. A aula inaugural acontece nesta segunda-feira (25), com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que cumpre agenda no estado da Paraíba.
O programa vai oferecer aulas com conteúdo social e profissional para que os estudantes tenham condições de ingressar no mundo do trabalho. Durante o processo de aprendizagem, terão aulas de inclusão digital, valores humanos e noções de direito trabalhistas. Na etapa de capacitação profissional, por exemplo, terão oportunidade de cursar disciplinas como administração, alimentação, beleza e estética, comunicação social e marketing, construção e reparos, gráfica e joalheria, dentre outros.
Foram direcionados R$ 10,5 milhões para atender a demanda, o que inclui a contrapartida da prefeitura. Após o termino do programa, a expectativa é de que 1.800 jovens ingressem no mercado de trabalho.
Os compromissos de Lupi pelo estado incluem ainda a inauguração, pela manhã, do novo prédio da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Campina Grande da Paraíba. A unidade, que passou por reforma em 2010, disponibilizará aos trabalhadores serviços de emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro-desemprego. Cerca de 300 pessoas deverão ser atendidas, diariamente, pela unidade.
Agência móvel - Na parte da tarde, em João Pessoa, Lupi participará da inauguração do Ônibus do Trabalhador. O veiculo vai funcionar como uma agência itinerante, prestando serviços de emissão de carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego, além de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
A unidade móvel foi adaptada com quatro mesas, quatro computadores e ar condicionado. Com esta unidade, poderão ser atendidos mais de 200 municípios do estado. “Vamos poder ir aonde há necessidade, alcançar um maior número de trabalhadores. Pretendemos atender de 500 a 600 pessoas por semana”, disse o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, Inácio Filho.
Ainda em João Pessoa, Lupi participará do lançamento oficial do Projeto Mais Emprego e da solenidade de outorga do titulo de Cidadão Paraibano.
Serviço
Segunda-feira, 25 de abril

Campina Grande (PB)
10h30 – Inauguração da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Campina Grande
Endereço: Rua Professor Ernani Lauritzen – Centro – Campina Grande (PB)
João Pessoa (PB)
14h – Inauguração do Ônibus do Trabalhador
Local: Mercado Público de Mangabeira
Endereço: Avenida Josefa Taveira, S/N.
15h – Solenidade de Lançamento oficial do Projeto Mais Emprego
Local: Auditório da SRTE/PB
Endereço: Praça Venâncio Neiva n.º11, Centro - João Pessoa (PB)
16h30 – Aula inaugural do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã
Local: Espaço Cultural
Endereço: Rua Abdias do Nascimento, nº 800 – Tambauzinho - João Pessoa (PB)
18h30 – Solenidade de outorga do titulo de Cidadão Paraibano
Local: Plenário da Assembléia Legislativa
Endereço: Praça Presidente João Pessoa, s/n  - João Pessoa (PB)

Assessoria de Imprensa do MTE
            (61) 3317-6537       - acs@mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário