sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Marcelo Tas fala sobre handtalk, aplicativo de acessibilidade criado por jovens alagoanos

Hand Talk: criatividade e inovação da molecada brasileira | Blog do Tas


14 de agosto de 2013, 01:48


Escrito por marcelotas


Hugo, o magrelo que traduz tudo em LIBRAS (Hand Talk/ reprodução)


O Brasil possui quase 10 milhões de pessoas (dados do IBGE) com algum tipo de problema auditivo, entre elas uma parcela que depende exclusivamente da LIBRAS # a língua brasileira de sinais # para se comunicar. Nunca parei para tentar entender a LIBRAS, pensava que era algo para iniciados ou especialistas, além dos surdos que usam o gestual para se comunicar.

Três alagoanos mudaram completamente não apenas a visão que eu tinha da LIBRAS mas da capacidade de brasileiros produzirem softwares de alta performance. Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz desenvolveram o {48} Hand Talk , um aplicativo para smartphone de uma eficiência chocante. Você clica e Hugo, um boneco magrelo com cara de nerd, surge na tela e traduz instantaneamente para LIBRAS qualquer coisa que voce fale, fotografe ou escreva para ele. Simples assim.

Ah, o download do {49} Hand Talk é grátis!


No WSA 2013 # World Summit Award -, evento organizado pela ONU que premia inovação em mobile, o Hand Talk concorreu com 15 mil aplicativos de vários países diferentes e foi eleito o melhor app social do mundo.

{52}[wsa_mobile.jpg]

A fase classificatória 2014 do WSA # mobile awards aconteceu neste início de Agosto, em São Paulo, dentro o {53} Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência . Estive na entrega dos prêmios aos classificados na noite do último dia 2 de Agosto, no Anhembi, e pude comprovar que a criatividade caminha em escala quântica. É um alento e estímulo para milhares de jovens talentosos do soft power brasileiro. Pode estar se aproximando a hora de, além de minério de ferro, banana e soja, exportarmos criatividade e inovação.

Abaixo, entrevista dos criadores do Hand Talk ao Blog do Tas.



Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz em Abu Dhabi na final do
WSA2013 (Foto: Hand Talk/ divulgação)


Como surgiu a ideia para o app e quanto tempo de pesquisa foi necessário para o desenvolvimento do Hand Talk?
A ideia surgiu na época de faculdade e ficou #engavetada# por muitos anos. Em 2012, resolvemos colocá-la em prática e de lá pra cá o projeto foi ganhando cada vez mais corpo. Estamos trabalhando também junto com a Universidade Federal de Alagoas em um projeto de pesquisa que já possui mais de 10 anos de estudos em Tecnologia Assistida em LIBRAS.

Qual foi o principal desafio do projeto?
O principal desafio é tentar desvendar uma área praticamente inexplorada. Tivemos que criar nossas próprias metodologias e suar bastante para construir uma plataforma robusta, e que será aperfeiçoada a cada dia.

É possível aplicar esse conhecimento no desenvolvimento de outros apps de inclusão social, como por exemplo algo direcionado aos deficientes visuais?
Nosso foco hoje é desenvolver tecnologias assistivas para a comunidade surda, que necessita muito delas para ter mais autonomia e obter mais conhecimento em sua língua oficial, a LIBRAS. Além do Hand Talk, temos outras aplicações onde o Hugo, nosso intérprete virtual, está presente.
Estamos implantando totens de acessibilidade em empresas, onde o usuário poderá interagir, funcionando como uma espécie de auto atendimento ao surdo. As aplicações são infinitas, e onde tiver conteúdos em português a gente consegue implementar o tradutor!

Quais os próximos passos para o projeto? Qual a expectativa de vocês?
Primeiramente queremos ampliar ainda mais o impacto social que a plataforma está proporcionando, ajudando cada vez mais as pessoas a se comunicarem, e além disso difundir a LIBRAS em nosso país. Já temos cerca de 40 mil downloads do aplicativo e já traduzimos quase 1 milhão de palavras em apenas 1 mês de lançamento. O App também é um dos mais baixados do Brasil atualmente.

Quais as tecnologias inovadoras no campo da conversão de linguagens e qual o impacto que elas podem representar quando colocadas em prática?
Existem muitos estudos na área de conversão de linguagens e todos eles tem um objetivo em comum: aproximar pessoas. Com a facilitação da comunicação entre as pessoas conseguimos fazer com que elas dialoguem, troquem experiências e aprendam umas com as outras.


Comentários

{65} Carlos Wanderlan {66} 15 de agosto de 2013 at 14:20


Boa Tarde pessoal,

Sou Diretor Técnico do Hand Talk, acompanhei os comentários, e fico feliz com o apoio e visão de vocês. Esclarecendo algumas coisas, nós inicialmente lançamos para a plataforma IOS (iphones e ipads) e depois para Android, e já estamos iniciando o desenvolvimento para BlackBerry e logo após pretendemos publicar o app para Windows Phone. São muitas questões envolvidas e particularidades para cada um.

Queremos tornar a ferramenta o mais acessível possível, dentro da nossa estratégia. Podem acompanhar e conhecer outros produtos lançados pela Hand Talk e que iremos lançar em breve através do nosso site {67} http://www.handtalk.me

Assistam também o vídeo que explica os nossos produtos, no próprio site.

Desde já agradeço os feedbacks.
Podem ter a certeza de que estamos fazendo o máximo para que a plataforma seja cada vez mais acessível e que possamos ajudar cada vez mais a comunidade surda.

Qualquer dúvida podem nos procurar através da nossa página no facebook ( {68}https://www.facebook.com/apphandtalk ), teremos prazer em responde-los e esclarecer possíveis dúvidas.

Fiquem com Deus.


{58} Julio Moreira {59} 21 de agosto de 2013 at 23:19


Fiquei muito feliz em saber da app que vocês criaram, é muito bom saber que temos pessoas criando valor e ao mesmo tempo ajudando pessoas e a sociedade como um todo, parabéns !!! Desejo que Deus continue iluminando vocês para fazer mais ainda !!! Grande abraço. Julio Moreira.
{60} Responder
    2

Pingback: {61} TWC Comunicação
    3

{62} Nelson D'Souza {63} 17 de agosto de 2013 at 10:40


Boa galera, perfeito&.



Mozart Edson {70} 14 de agosto de 2013 at 17:24


Interessante notar que para eles o #LIBRAS# é o idioma oficial, sendo o nosso português a 2ª língua! seria legal se eles também desenvolvessem esse aplicativo em extensões para PC por exemplo, em flash ou .exe pois isso facilitaria para nós conhecermos a linguagem com que se comunicam.
{71} Responder
    6



Rodolfo {72} 14 de agosto de 2013 at 15:14


O brasileiro faz muito com pouquissimo apoio&vontade, criatividade e capacidade de sobra&ainda espero ver um dia em que o micro empreendedor de fato tenha reais incentivos e a gente reverta o quadro de representação no PIB entre PMEs (MPEs) para pelo menos , mais de 50%.
Representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes no país. A maior parte dos negócios estão localizados na região Sudeste (com quase 3 milhões de empresas) e o setor preferencial é o comércio, seguido de serviços, indústria e construção civil.# (fonte : {73}http://www.brasil.gov.br/empreendedor/empreendedorismo-hoje/o-mapa-das-m
icro-e-pequenas-empresas
 )
{74} Responder

[]


Paulo André {75} 14 de agosto de 2013 at 12:47


O app e excelente, perfeito, inovador e ousado, porem devia estar disponíveis para outros sistemas como Windows Phone e BlackBerry, não e todo mundo que tem Android ou iPhone e nem sempre as pessoas tem que ta seguindo moda. Acho que os desenvolvedores de app tem que arrisca outras plantaformas, não ficar so na mesma.
{76} Responder
        .

Patricia Lisboa
Pessoa com deficiência visual
Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Prefeitura de Gravataí RS
Fone: 051 3432-2309
Celular: 051 8543-9926
E-mail: apppd@gravatai.rs.gov.br

-- 
Marli Costa Pereira
Auditora Fiscal do Trabalho
FÓRUM BAIANO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Coordenação Colegiada

Fone: + 55 71 33298466/8421
Fax: + 55 71 33298471
forumaprendizagem.ba@gmail.com

FÓRUM BAIANO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Salvador - BA, Brasil
www.mte.gov.br
Link: Aprendizagem – Fóruns Estaduais

Nenhum comentário:

Postar um comentário