quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Marcha Virtual por um mundo livre do trabalho infantil

Junte- se à Marcha Virtual por um mundo livre do trabalho infantil, doando simbolicamente a foto de seu perfil no Twitter ou Facebook. A imagem fará parte de um painel que formará a imagem de um cata-vento, símbolo mundial do enfrentamento ao problema


A menos de um mês da III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, os internautas têm a oportunidade de somar esforços ao movimento global contra o trabalho infantil.  Doando simbolicamente a imagem de seu perfil no Twitter ou Facebook (https://www.facebook.com/GCChildLabour/app_658291787531447), os usuários ajudarão virtualmente a percorrer o trajeto entre Haia, na Holanda, sede da última Conferência, e Brasília, que entre os dias 8 e 10 de outubro de 2013 receberá o evento mundial.  Cada pessoa que apoiar a iniciativa estará também contribuindo com 100 metros simbólicos dessa trajetória de mais de 8 mil quilômetros que separam as duas cidades. No mesmo aplicativo os usuários poderão conhecer a situação das crianças e adolescentes afetadas/envolvidas/sujeitadas ao trabalho infantil, além das iniciativas desenvolvidas para eliminar o problema.
De acordo com estudo da OIT de 2008, no mundo todo 215 milhões crianças e adolescentes estão em situação de trabalho, e mais da metade estão expostas às suas piores formas. As metas estabelecidas pela comunidade internacional fixaram o ano de 2016 como o limite para a erradicação das piores formas de trabalho infantil.
A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil será uma oportunidade de fazer um balanço dos progressos alcançados desde a adoção da Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho sobre a eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil, bem como de propor medidas para acelerar a ação rumo à meta de 2016, tendo em conta as experiências mais exitosas que estão em curso nos cinco continentes. Presidida e organizada pelo governo brasileiro, esta Conferência conta com o apoio da OIT e reunirá delegações de 193 países, que serão formadas por representantes dos governos, organizações de trabalhadores e empregadores e sociedade civil.
Por meio do aplicativo da Marcha Virtual, os internautas podem somar-se aos esforços globais, contribuindo com suas fotos para formar o símbolo mundial da mobilização contra o trabalho infantil, o cata-vento, que chegará à Conferência em Brasília. O cata-vento de cinco pontas foi escolhido como símbolo mundial de combate ao trabalho infantil por ser representativo dos cinco continentes, da diversidade, também carregando o significado de movimento e sinergia, simbolizando a necessidade constante de ações em prol da eliminação do trabalho infantil.
Percorrendo virtualmente os mais de 8.000 km entre Haia e Brasília, todas e todos podemos, ,como cidadãos,  contribuir com a causa mundial de eliminar o trabalho infantil.
O que: Campanha virtual “Por um mundo livre do trabalho infantil”
Iniciativa: OIT, Governo Brasileiro e Marcha Global contra o Trabalho Infantil e Fundação Telefônica.

Contatos: 
Christina Velho
61) 8110.0728; (61) 9264.7887; (61) 2106.4626
Severino Goes
(61) 9981.2187
(61)2106.4625

Fonte: OIT Brasil

Luana Reis 
Assistente de Projetos 
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI | INPETI
+55 (61) 3349-5660 | 9977-1117 


Nenhum comentário:

Postar um comentário