INSTITUCIONAL

O FOBAP – Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional foi instituído através da Portaria nº 2.347, de 27 de novembro de 2009, do Ministério do Trabalho e Emprego e tem por objetivo promover o debate sobre a inclusão de aprendizes, inclusive para pessoas com deficiência, no mercado de trabalho e desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização para o cumprimento da Lei do Aprendiz – Lei 10097/2000 no Estado da Bahia.
O FOBAP é presidido pela SRTE/BA – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, através da Coordenação do Projeto de Inserção de Aprendizes e de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e atua através da Coordenação Colegiada dos seus  membros permanentes ( MPT – Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Representação da OIT – Organização Internacional do Trabalho ) e membros provisórios ( Representação dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, Entidades sem Fines Lucrativos habilitadas para formação profissional de aprendizes, Entidades vinculadas às Pessoas com Deficiência, Órgãos Públicos, Representantes dos Trabalhadores, Representantes dos Empregadores, Sociedade Civil Organizada, Representação da Juventude).

A implantação e o desenvolvimento das ações do FOBAP possibilitaram conhecer os Parceiros da Aprendizagem na Bahia, promover articulações da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente e avaliar os aspectos da Aprendizagem que mais demandavam atenção, seja para priorizar o adolescente e o jovem que precisam da oportunidade, seja para adequar a formação profissional ao mercado de trabalho.

Além do FOBAP, outros Fóruns Estaduais foram implantados nas diversas Unidades da Federal, capitaneadas pelo Fórum Nacional de Aprendizagem. Consulte no site do M.T.E:  www..mte.gov.br – APRENDIZAGEM – FÓRUNS.

A participação no FOBAP é gratuita e aberta ao público. Os locais de reunião não são fixos e são definidos em cronograma. As reuniões ordinárias ocorrem às 3ªs sextas-feiras do mês, exceto em períodos festivos, das 08:30 às 12:00 horas.

Para ser membro do FOBAP com o direito a participar da Coordenação Colegiada, é preciso preencher Formulário de Adesão (download em estudo) e entregar á Secretaria Executiva  do FOBAP na próxima reunia ordinária.

PARTICIPE DO FOBAP – além de palestras sobre a legislação vinculadas ao cumprimento da cota de aprendizes e de pessoa com deficiência, você poderá conhecer e opinar sobre como tornar a Aprendizagem melhor para os adolescentes/jovens/pcds, para as empresas e para sociedade.

Marli Costa Pereira
Auditora Fiscal do Trabalho
Coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes e PCDs da SRTE/BA
Presidente do FOBAP